Caras e caros,
Esta é para dar as boas-vindas a alguns/mas interessados/as nas atividades do OBIND que responderam ao convite enviado ou que foram indicados por colegas. E também para nos atualizar com relação à constituição das equipes temáticas em curso:
1) Com relação ao primeiro tema “Criminalização indígena, fronteiras e grandes projetos”, nos reunimos na última quarta, 11/10, com Stephen, Liliane e Cristabell e concordamos que o tema da “criminalização indígena” será trabalhado na equipe coordenada pelo Thiago e que Stephen se unirá a esta equipe;
2) Por outro lado, o primeiro tema poderá ser reelaborado de modo a compreender a questão dos projetos de desenvolvimento em terras indígenas, desde que haja quem o coordene. Sugeriu-se a Profa. Isis Lustosa, pesquisadora do IESA/LABOTER/UFG, mas ainda não há nada confirmado nesse sentido. Caso não tenhamos condições de formar uma equipe neste tema, ele será adiado para uma novo momento;
3) Enquanto isso, a constituição sugerida das equipes é a seguinte:
i. Equipe Direitos Humanos e constitucionais, justiça e reparações – coordenado por Marcelo Zelic, integrantes: Ana Catarina Zema, Clarisse Jabur e Clarisse Drummond (estamos aguardando confirmação do Marcelo para saber da reunião de equipe com ele, possivelmente na quinta, 19/10).
ii. Equipe Direitos e dinâmicas territoriais – coordenado por Sandra Nascimento, integrantes: Christian Crevels, Maria Emília Coelho, Clarissa Tavares e César Baldi (a reunião com esta equipe  será na sexta, 20/10, 10h na sala do LAEPI no Multiuso II).
iii. Equipe Fronteiras internacionais, documentação, criminalização e cidadania – coordenado por Thiago Garcia e Stephen Baines, integrantes: Clóvis Brighenti, Gustavo Menezes e Wildes Andrade (a primeira reunião desta equipe será no dia 01/11, quarta, 14h na sala do LAEPI no Multiuso II).
iv. Equipe Direitos sociais, pobreza e qualidade de vida – coordenado por Cristhian Teófilo da Silva, integrantes: Elizabeth Ruano Ibarra, Victoria Miranda, Liliam Barros, Liliane Cunha de Souza, Alda Monteiro de Souza e Franklin Baniwa (primeira reunião desta equipe será no dia 06/11, segunda, 10h na sala do LAEPI no Multiuso II).
Seguimos em contato.
Abraços,
Cristhian
—–
Professor Associado I
Departamento de Estudos Latino-Americanos – ELA
Instituto de Ciências Sociais – ICS
Universidade de Brasília – UnB
—–
Pesquisador Associado
Centre Interuniversitaire d’Études et de Recherches Autochtones – CIÉRA
Université Laval – ULaval
—–
Secretário Geral
Associação Brasileira de Antropologia – ABA
Gestão 2017-2018
—–
Coordenador
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo – LAEPI
—–
Coordenador
Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas – OBIND