Brasília, 1º/12/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) autorizou a prorrogação por 60 dias do emprego da Força Nacional nas áreas de implantação da linha de transmissão de energia elétrica Xingu-Estreito, na região do sudeste do estado do Pará. A decisão atende a solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME) e está no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).

A operação da Força Nacional na região foi iniciada em setembro deste ano. O número de policiais e as ações desenvolvidas obedecem ao planejamento, realizado em conjunto com os entes envolvidos, e em consonância com os órgãos locais de segurança pública.

As equipes têm a tarefa de garantir a segurança das pessoas e do patrimônio e a manutenção da ordem pública, nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, serviços e demais atividades do MME. Essas ações de segurança pública têm como objetivo proporcionar condições à finalização das obras de implantação da referida linha de transmissão, considerada essencial ao desenvolvimento nacional.

Com extensão superior a 2 mil km essa linha de transmissão interceptará quatro estados – Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Ela tem início na subestação Xingu, localizada a aproximadamente 17 km da usina hidrelétrica Belo Monte, no município de Anapu (PA), seguindo até a subestação Estreito, localizada no município de Ibiraci (MG).

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país. Atualmente, a Força desenvolve outras três operações no estado do Pará.

FONTE: http://www.justica.gov.br/noticias/mj-estende-acao-da-forca-em-obras-de-linha-de-transmissao-no-para

Thank you for your upload