A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) promoveu, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, a 2ª Oficina de Troca de Saberes com Parteiras Indígenas. Realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2018 na aldeia Namunkurá (Terra Indígena de São Marcos) – pertencente ao município de Barra do Garças /MT) –, o evento reuniu 55 parteiras indígenas daquela comunidade.

O objetivo foi a troca de experiências entre as parteiras e os profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSIs), além de proporcionar a identificação da situação da assistência ao parto domiciliar realizado por parteiras indígenas da etnia Xavante. A Oficina também teve o intuito de valorizar o resgate das práticas tradicionais do manejo ao parto normal, como uma forma de assegurar melhorias na assistência à saúde da mulher e da criança e contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil.

Segundo Arielle Costa, enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher e uma das coordenadoras do encontro, “a região foi contemplada devido à baixa incidência de partos naturais tradicionais, porque em 2017 apenas 16% dos partos foram feitos por parteiras. Dessa forma, a iniciativa visou resgatar e fomentar a cultura dessa prática na comunidade e promover um espaço étnico-cultural para discutir a saúde materno-infantil com as parteiras indígenas, o que está inserido nos objetivos propostos pela Agenda Integrada da Criança, no eixo de Fortalecimento do Protagonismo Indígena.

A experiência visa, ainda, qualificar a atenção ao parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero a cinco anos. É uma forma de ampliar a rede de atendimento de saúde da mulher, com a participação efetiva da comunidade na valorização de seus costumes e no fortalecimento do protagonismo feminino. Para a parteira indígena Iole Retsihutuwe Werepte, “essa oficina foi importante para fortalecer nosso trabalho na comunidade e com as equipes de saúde; e gostaríamos que a iniciativa chegasse às demais terras indígenas’’.

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44116-sesai-promove-oficina-com-parteiras-indigenas-em-mt