Campanha de amamentação nas aldeias orienta mulheres sobre os benefícios do leite materno

Agosto é o mês da Semana Mundial da Amamentação e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) promove atividades educacionais de orientação e incentivo a indígenas sobre o tema. No Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó MT (DSEI-Kayapó / MT), ações da campanha “Agosto Dourado: Amamentação é a Base da Vida!” ajudam a conscientizar indígenas sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento e a proteção da criança até os dois anos de idade, e exclusivo até os seis meses de vida, prática preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As atividades educativas no DSEI-Kayapó / MT tiveram início na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Colíder e, durante o mês de agosto, estão sendo levadas a outras Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), como por exemplo aldeias dos polos-base e das Casais de Juara e Peixoto de Azevedo. São palestras ministradas por profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSIs) e das Casais com orientações sobre a importância da amamentação materna.

“A superioridade orgânica do leite materno o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo e de extrema importância para o crescimento, aprendizado e desenvolvimento de toda criança. Também melhora a imunidade contra doenças e traz benefícios para a saúde das mães que amamentam”, defende a nutricionista Lenita Frazão Muniz, responsável técnica pelo programa de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) do DSEI-Kayapó / MT.

“Agosto Dourado: Amamentação é a Base da Vida!” – É um projeto idealizado em 2012 pelo servidor Rodrigo Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, e ampliado para todo o país por meio da Lei Federal de 13.435.

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44136-sesai-incentiva-indigenas-para-a-amamentacao-materna