Em reunião nesta terça-feira (18), o Presidente da Funai, Marcelo Xavier, recebeu lideranças indígenas para discutir ações de incentivo ao etnodesenvolvimento. Estiveram presentes representantes das etnias Kayabi, Parecis, Bakairi, Xavante, Kayapó, Fulni-ô, Xucuru-Kariri, Terena, Surui, entre outras.

 

Segundo Elenildo Kayabi, as lideranças buscam apoio para projetos de sustentabilidade. “Precisamos gerar trabalho e renda para nossa comunidade”, aponta Elenildo. Já Juscelino Terena destaca a necessidade de incentivo para a agricultura indígena. “Nós queremos produzir, queremos plantar, para isso precisamos de máquinas agrícolas e crédito para desenvolver nossas plantações”, completa Juscelino. Arnaldo Zunizakae, da etnia Parecis, ressaltou também a relevância do turismo para seu povo. “Além de gerar mais qualidade de vida, o turismo ajudou a resgatar nossa cultura e devolver nosso orgulho”.

 

O presidente Marcelo Xavier explica que, mesmo com uma pequena área de terra destinado ao plantio dentro da comunidade, as etnias conseguem gerar renda e garantir seu sustento. “Com pouco espaço, você proporciona não só autonomia e desenvolvimento, mas acima de tudo dignidade às famílias indígenas”, ressalta Marcelo Xavier. A reunião também contou com a presença do Ouvidor da Funai, Ricardo Almeida Pinto, do Coordenador-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno/Funai), Juan Felipe, e do representante da Secretaria Especial de Articulação Social da Presidência, José Luiz.

 

 

Assessoria de Comunicação/Funai

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5888-funai-discute-etnodesenvolvimento-com-diferentes-etnias-indigenas