Está disponível em versão digital o livro Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: riscos e desafios para as organizações e as políticas públicas federais, produzido pela ARCA – Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, da qual a INA é integrante.

O livro é fruto de um esforço coletivo de associações e sindicatos de servidores públicos federais, vinculados profissionalmente a órgãos do Estado brasileiro. Trata-se de uma compilação de análises apuradas sobre os impactos das reformas empreendidas pelo atual governo sobre a atuação do Estado brasileiro e a execução das políticas públicas, trazendo um inédito registro documental acerca da relevância institucional de cada uma das organizações e carreiras públicas para o desenvolvimento nacional.

A INA contribuiu com o capítulo “Por um indigenismo pluriétnico, democrático e republicano: contra o genocídio, etnocídio e esbulho territorial em tempos de desmonte do Estado, escrito pelo associado Nikolas Mendes. O capítulo tem por objetivo explicitar o papel da Fundação Nacional do Índio no âmbito da estrutura do Estado brasileiro, tendo por ambiente institucional os pilares expressos na Carta Constitucional de 1988.  O texto traz alguns pontos do debate brasileiro sobre desenvolvimento entendendo-o como indissociável da dimensão socioambiental da vida, pois não há processo de desenvolvimento nacional se este não o for para os seus cidadãos.

Leia e baixe o livro: Desmonte-do-Estado-e-Desenvolvimento

 

Fonte: https://indigenistasassociados.org.br/2020/03/01/livro-desmonte-do-estado-e-subdesenvolvimento/