O presidente da Funai, Marcelo Xavier, recebeu em Brasília o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, para tratar de parceria na oferta de cursos técnicos e superiores voltados à comunidade indígena no estado do Mato Grosso. Há demandas dos povos da região para formação profissional em diferentes áreas, como meio ambiente, educação, saúde, agroecologia e administração.
A reunião ocorreu no dia 09/03 e contou com a participação do Coordenador-Geral de Promoção à Cidadania, Joany Arantes, do coordenador de Processos Educativos (COPE), André Ramos, e do assessor da presidência, João Rosa. Na ocasião, foi apresentada a minuta do texto do Acordo de Cooperação Técnica entre Funai e IFMT, que será analisado com celeridade pelas instituições.

Foto: Cleuber Amaro/Funai
As propostas de cursos e os processos seletivos visam a consolidar uma política de formação que atenda às necessidades dos povos indígenas quanto a uma educação escolar específica e diferenciada, considerando os interesses e necessidades de cada etnia. A estimativa é promover a formação profissional de aproximadamente 1200 estudantes indígenas de diferentes povos no estado do Mato Grosso.
Assessoria de Comunicação / Funai
Comentários