O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lamenta profundamente o falecimento do indígena Yanomami, Alvaney Xiriana, de apenas 15 anos, nessa quinta-feira (9). O jovem, da sub-etnia Xiriana, havia sido diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) e estava internado no Hospital Geral de Roraima. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a morte foi causada por síndrome respiratória aguda grave.

Alvaney era da comunidade Rehebe, mas morava na comunidade Boqueira. O jovem apresentou os primeiros sintomas após passar um período na comunidade Boqueirão. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), equipes de saúde já foram direcionadas ao local para mapear as pessoas que tiveram contato com Alvaney e realizar o isolamento do grupo para acompanhamento.

O MMFDH, junto com outros órgãos do Governo Federal, está articulando ações junto a estados e municípios para atender às demandas das populações indígenas do Brasil neste momento tão delicado.

Para ajudar a evitar a proliferação do vírus entre comunidades tradicionais, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do MMFDH, tem elaborado e divulgado materiais gráficos com orientações a respeito da prevenção ao Covid-19. Os materiais podem ser acessados pelo site do Ministério e/ou pelas redes sociais do MMFDH e da SNPIR.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do MS, também está realizando um monitoramento sobre a situação do coronavírus entre indígenas. Os dados podem ser acessados pelo site.

Como medida de auxílio às populações indígenas neste momento de crise, a Funai informou que fornecerá o necessário, como alimentação e combustível, para facilitar o atendimento das equipes de saúde no monitoramento dos sintomas e possibilitar a permanência dos indígenas nas aldeias.

 

 

 

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/nota-de-falecimento-2013-jovem-indigena-yanomami-morre-apos-contrair-coronavirus

 

Thank you for your upload