Brasília (DF), 25/06/2020 – O 1° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1° GAC Sl) participou de fiscalização rodoviária, no contexto da Operação Verde Brasil 2. A ação controlou vias e veículos de transporte, com a finalidade de inibir crimes ambientais.
Também voltada à Operação, militares da Capitania Fluvial de Santarém realizaram, nos dias 23 e 24 de junho, inspeções no Rio Amazonas, no interior do Pará, a fim combater crimes ambientais.
Sob a coordenação do Comando Conjunto Oeste, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o 66º Batalhão de Infantaria Motorizado (66º BI Mtz) estabeleceu Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) nas localidades de Palmarito, Corixa e Fortuna, regiões de Mato Grosso. Houve patrulhamento terrestre em Corixa e reconhecimento aéreo em Pontes e Lacerda, no mesmo Estado. O 47º Batalhão de Infantaria, em apoio ao IBAMA, fiscalizou a região de Brasnorte para evitar delitos ambientais. As ações resultaram na revista de 30 veículos e apreensão de 91,07 metros cúbicos de madeira. Ainda foram aplicadas três multas no valor de R$ 322.309,98.
No Comando Conjunto Amazônia, em Manaus, Amazonas, e região, houve inspeção naval no Rio Madeira. Já o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) fiscalizou e combateu ilícitos ambientais em Apuí. O 7º BIS estabeleceu Posto de Bloqueio e Controle Fluvial e patrulhou a região de Fazenda Araguaia em Alto Alegre, no Estado de Roraima. Foram realizadas revistas em 97 veículos, 111 embarcações e duas aeronaves, com a apreensão de um armamento em Humaitá, no Amazonas.
No Comando Conjunto Norte, em Belém, no Pará, e região, as ações ficaram por conta da 22º Brigada de Infantaria de Selva, que fez reconhecimento aéreo e terrestre, visando localizar áreas com possíveis focos de incêndio e desmatamento nas localidades de Macapá e Clevelândia, ambas no Estado do Amapá. O 52° BIS fez fiscalização aérea em São Felix do Xingu, no Pará. O 51º BIS realizou patrulhamento motorizado na localidade de Uruará e escolta de comboio dos meios apreendidos para o depósito do IBAMA, em Vitória do Xingu. O 53º BIS atuou em área de desmatamento ilegal nas proximidades da Reserva Biológica Nascente, nas regiões da Serra do Cachimbo e da terra indígena Menkragnoti. O 34º BIS realizou, ainda, patrulhamento fluvial, visando localizar possíveis focos de incêndio, áreas de desmatamento e ilícitos ambientais na região da fronteira com a Guiana. Além disso, foram realizadas 18 revistas a embarcações.
Por Tenente Tenente Cristiane dos Santos, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: Divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.
Saiba mais:
Comandos Conjuntos apoiam ações de fiscalização contra delitos ambientais durante Operação Verde Brasil 2
Comandos Conjuntos realizam ações contra delitos ambientais na Amazônia Legal
Forças Armadas prestam homenagem aos profissionais de saúde e interditam madeireira irregular
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
Comentários