Em mensagem de vídeo direcionada aos povos indígenas, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, ressaltou a importância do isolamento social neste momento de pandemia, e reforçou o pedido para que os indígenas permaneçam nas aldeias, o que ajuda a minimizar as chances de contágio pelo novo coronavírus.
“Evitem as aglomerações, saídas e festividades. Evitem convidar pessoas de fora para as aldeias. Protejam-se, usem máscara e prefiram locais ventilados. Tudo isso é importante para passar este momento com tranquilidade”, frisou Xavier.
O presidente também destacou que a fundação tem reforçado as ações de combate à covid-19. Entre elas, está a entrega de alimentos e de kits de higiene e limpeza. “A Funai se preocupa com os indígenas e está próxima de vocês. Qualquer dúvida, entre em contato um dos nossos 39 Coordenadores Regionais, que estão aptos a passar informações e protocolos a serem observados”, salientou Xavier.
Desde o início da pandemia, a Funai já entregou 343 mil cestas de alimentos a indígenas em situação de vulnerabilidade social em todo o país. A medida contribui para o isolamento das comunidades e para a garantia da segurança alimentar. Além disso, a fundação dá suporte a 217 barreiras sanitárias, a fim de impedir a entrada de não indígenas nas aldeias. As autorizações para ingresso em Terras Indígenas estão suspensas desde o mês de março.
Assessoria de Comunicação / Funai
Comentários