A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, o falecimento do cacique João Cassimiro da Silva, liderança do estado do Maranhão, que completaria 71 anos nesta quarta-feira (29).

Mais conhecido como João Madrugada Guajajara, o líder da Terra Indígena (TI) Bacurizinho, na Região do Bananal (MA), foi um dos pioneiros na luta pelos direitos indígenas no estado, tendo dedicado 38 anos a serviço da Funai, onde trabalhou como monitor bilíngue e chefe de posto indígena.

Entre suas principais conquistas, destacam-se as demarcações e ampliação das TIs Bacurizinho e Morro Branco, além da mediação e articulação envolvendo empreendimentos que causaram impactos às comunidades indígenas da região de Santa Inês.

O cacique trabalhou ainda na Frente de Proteção Etnoambiental Awá-Guajá da Funai e foi responsável por pacificar diversos conflitos entre indígenas e não indígenas na cidade de Grajaú. Com seu histórico de luta, o cacique deixa um legado de trabalho e dedicação em defesa dos povos originários.

Assessoria de Comunicação / Funai

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6307-nota-de-pesar-cacique-joao-guajajara

Thank you for your upload