Liderança no Alto Xingu desde os 19 anos, o cacique estava internado desde o dia 13 de julho e faleceu em Goiânia (GO)

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, lamenta a morte do cacique Aritana Yawalapiti, de 71 anos, por covid-19. Aritana era uma das maiores lideranças no Alto Xingu desde os 19 anos, sendo reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Desde o início da declaração de situação de Pandemia pelo Coronavírus por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), no início do mês de março até o dia 5 de agosto de 2020, data do falecimento do cacique Aritana, 619 indígenas em Mato Grosso já haviam sido contaminados com a covid-19, e 54 vieram a falecer. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulgado na última quarta-feira (05).
“Apesar do esforço diário dos membros e servidores do MPF para tentar assegurar aos indígenas de MT um serviço de saúde eficaz pela SESAI e a devida assistência pela FUNAI, todo o trabalho tem se mostrado insuficiente diante da gravidade da pandemia de COVID-19 e do sucateamento dos serviços públicos prestados aos indígenas ao longo dos anos. Mas nossas homenagens ao Cacique Aritana, e a todos aqueles que se foram em razão da pandemia, virão na forma de um esforço redobrado em prol da garantia dos direitos dos povos originários”, afirmou o procurador da República, titular do Ofício Indígena, Ricardo Pael Ardenghi.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
prmt-ascom@mpf.mp.br
(65) 3612-5083

 

 

 

Fonte: http://www.mpf.mp.br/mt/sala-de-imprensa/noticias-mt/nota-de-pesar-mpf-lamenta-a-morte-do-cacique-aritana-yawalapiti-por-covid-19-em-mt

Thank you for your upload