A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Regional (CR) Sul da Bahia, tem incentivado a produção de alimentos em aldeias do estado. A prática tradicional contribuiu para a segurança alimentar das famílias indígenas durante a pandemia de covid-19, além de promover autonomia e geração de renda para as comunidades.

 

Produtores indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá recebem suporte da Funai, por exemplo, na logística de transporte de materiais, ferramentas e insumos utilizados no plantio e colheita dos produtos agrícolas. Entre os itens cultivados estão feijão, milho, mandioca e hortaliças. “A produção é consumida pelas próprias comunidades e também vendida na região, diretamente ou via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica o coordenador da Funai no Sul da Bahia, Josafá Batista Reis.

CR-Sul da Bahia

Foto: CR Sul da Bahia/Funai

 

Em todo o país, a Funai já investiu R$ 10,4 milhões em ações de etnodesenvolvimento, visando ao apoio às atividades de psicultura, confecção de máscaras de tecido e artesanato, produção agrícola, casas de farinha, entre outros. A intenção é fazer com os indígenas mantenham suas atividades, além colaborar para que, no período pós-pandemia, as etnias invistam em processos produtivos de geração de renda.

 

 

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da CR Sul da Bahia

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6435-funai-apoia-producao-de-alimentos-em-aldeias-do-sul-da-bahia 

Thank you for your upload