As dificuldades no trajeto para chegar às aldeias não desanimam os profissionais da Equipe Volante. Entre os dias 29 de março e 8 de abril, um médico, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem foram ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante levar reforço de saúde às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e realizar atendimentos e imunização contra a COVID-19.

Durante esse período, foram realizados quase oito mil atendimentos e procedimentos, dentre eles, 596 vacinas contra a COVID-19 e mais de 500 atendimentos domiciliares.

“Rodamos por várias aldeias do DSEI para ajudar que as equipes conseguissem cumprir as metas de vacinação e nós conseguimos”, comemorou a enfermeira da Equipe Volante, Danielle Gomes. Além da vacinação contra a COVID-19, os profissionais de saúde realizaram a vacinação de rotina em crianças menores de cinco anos de idade e atendimentos em indígenas de várias idades.

Atualmente, mais de 75% dos indígenas do DSEI Xavante já recebeu a primeira dose do imunizante. O trabalho diário de conscientização da EMSI e busca ativa, em parceria com os agentes indígenas de saúde (AIS), têm sido fundamentais para que os indígenas aceitem se vacinar.

“Tomei a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e estou muito feliz porque vai melhorar a minha vida. Peço que os parentes não tenham medo se vacinem”, pediu o professor Eraldo, da aldeia Água Viva.

Todo o empenho dos profissionais de saúde da Equipe Volante e EMSI foi recompensado com altos índices, atendimentos de excelência e, o principal, saúde dos indígenas em dia.

“Os índices deram um salto. Já ficamos sabendo que o resultado foi excelente nos atendimentos também e a população indígena ficou muito feliz. Quero agradecer a SESAI por nos atender nesse momento difícil”, finalizou o coordenador do DSEI Xavante, Gildo Azeredo.

Fonte: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona

Thank you for your upload