A partir desta segunda-feira (26), ocorre o 1º Seminário Povos Indígenas: Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade. O evento é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Governo (Segov) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O seminário terá como premissa promover o diálogo sobre perspectivas, ferramentas e instrumentos para o etnodesenvolvimento, e destacará a abordagem econômica e de sustentabilidade socioambiental entre os povos indígenas, o Governo Federal, estados, municípios e a iniciativa privada, a partir de informações atualizadas e das preocupações de agentes de cada macrorregião.

Durante os cinco dias do evento, que será encerrado em 30 de abril, haverá transmissão on-line no canal do Youtube da fundação a partir das 14h30, assim como da cerimônia de abertura, prevista para 11h do primeiro dia, no auditório do MJSP, com a presença de autoridades convidadas. Confira aqui a transmissão.

O evento terá três eixos temáticos: sociedade, meio ambiente e economia, e contará com painéis que terão a participação de órgãos do Governo Federal e colegiados, como os Ministérios do Meio Ambiente (MMA); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Turismo (MTur); e da Economia (ME).

Ao todo, serão apresentados nove painéis: Política de Gestão Territorial e Ambiental (PNGATI) e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs); políticas ambientais e licenciamento; políticas de agricultura e pecuária; turismo em Terras Indígenas; artesanato indígena; mercados institucionais; políticas de crédito e financiamento; capacitação e organização social; e perspectivas das empresas.

No primeiro dia, o painel “Os ODS e a PNGATI como Bases para o Etnodesenvolvimento”, mediado pelo Coordenador-Geral de Etnodesenvolvimento da Funai, Juan Scalia, será apresentado por Paula Santana, da Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai, Claudenice Custódio, da Segov, e a indígena Francisca Arara.

Já o painel “Políticas Ambientais e Licenciamento” falará de como essas políticas podem ser importantes diretrizes do Etnodesenvolvimento. Ele será mediado por Paula Santana e terá como palestrantes Jhonatas Trindade, do Ibama, e Marta Giannichi, do MMA.

A previsão é de que, até o final de 2021, sejam realizados quatro Seminários Regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste). Confira a programação completa do seminário no Portal da Secretaria de Governo.

Assessoria de Comunicação/Funai

 

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/funai-lanca-o-1o-seminario-nacional-povos-indigenas-etnodesenvolvimento-e-sustentabilidade

Thank you for your upload