Nesta segunda-feira, 10 de maio, técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, desembarcam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas e Sergipe para ministrar o modo presencial do Curso de Atualização do Agente Indígena de Saúde (AIS) e do Agente Indígena de Saneamento (AISAN). O curso será executado como parte das ações de educação em saúde e saneamento dirigidas aos indígenas e desenvolvidas pela SESAI.

Entre os dias 10 a 14 de maio, esses profissionais vão receber orientações e serão capacitados a atuar junto a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI no combate à mortalidade infantil, na cobertura do pré-natal, no acompanhamento do desenvolvimento infantil e no reforço às medidas de prevenção da covid-19. Além do curso, os AIS e AISAN também receberão kit com materiais para otimizar as atividades que executam nas aldeias.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A partir do dia 18 de maio, os agentes indígenas que atuam nos 34 DSEI poderão acessar todo conteúdo planejado para o curso por meio da plataforma “UniverSus Brasil”, um ambiente virtual de ensino em saúde do Ministério da Saúde, e também no YouTube da SESAI. Os alunos poderão realizar avaliação e receber o certificado de participação indicando a conclusão e carga horária dos módulos cursados. A SESAI já enviou aos DSEI 4,5 mil kits de apoio aos trabalhos do AIS e 2,3 mil kits para os AISAN.

Fonte: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona