Brasília, 09/09/2021 – O trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Força Nacional de Segurança Pública, tem apresentado resultados positivos no combate à criminalidade em estados da região da Amazônia Legal.

Atualmente, mais de 600 homens da Força Nacional atuam nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Desde 1º de janeiro deste ano, foram aplicadas mais de R$ 13 milhões em multas ambientais, apreensão de 15.550 litros de combustíveis; 4.065 abordagens a pessoas; 1.946 m³ madeiras em toras apreendidas; 763 fiscalizações ambientais; 186 animais resgatados.

Além disso, as ações já auxiliaram na apreensão de drogas e armas, veículos recuperados, notificações ambientais, abordagens a embarcações, prisões em flagrantes, apreensões de menores, entre outros.

A Força Nacional de Segurança Pública atua na região em apoio a órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Ministério de Minas e Energia, governos do Amazonas, de Rondônia e de Roraima. São operações em áreas indígenas, de policiamento ostensivo ambiental e de policiamento ostensivo em apoio aos governos locais.

De acordo com o ministro Anderson Torres, a atuação da Força Nacional na região está focada, principalmente, na proteção ambiental. “O governo brasileiro está atento, com ações fortes e integradas, especialmente no combate a crimes ambientais. Seguimos à disposição de estados e dos órgãos que atuam na prevenção e na repressão da criminalidade no país”, destacou Torres.

As operações contam com o apoio logístico dos órgãos demandantes, responsáveis por dispor de infraestrutura necessária ao efetivo.

Categoria
Justiça e Segurança
Tags: FORÇA NACIONALMJSPMINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICASENASPSECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

 

 

Fonte: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-justica-e-seguranca-publica-atua-no-combate-a-criminalidade-em-estados-da-regiao-da-amazonia-legal