Teve início na segunda-feira (29) a 3ª edição da oficina Processos educativos, gestão escolar e políticas de educação para indígenas. O evento ocorre no Centro de Formação em Política Indigenista (CFPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Sobradinho (DF). A iniciativa tem como público-alvo servidores do órgão que acompanham a temática educacional indígena em suas respectivas localidades.

O objetivo da oficina é propiciar a capacitação de servidores das Coordenações Regionais da Funai para atuarem no planejamento, acompanhamento e qualificação das políticas de educação escolar, na valorização dos processos educativos das comunidades indígenas e nas articulações interinstitucionais necessárias para realização de ações voltadas ao atendimento dos direitos educacionais das populações indígenas no país.

O evento busca ainda promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre servidores, a fim de que compreendam as diferentes dimensões das ações educativas, das políticas públicas, do papel e atribuições da Funai e dos processos educativos indígenas, favorecendo a apropriação de ferramentas para o planejamento das ações e uma atuação propositiva nesse campo.

Durante o curso, os participantes também irão compreender a legislação que rege a modalidade de educação escolar indígena, com foco nas diretrizes do Conselho Nacional de Educação – CNE (resoluções CNE nº 3/1999, nº 5/2012 e nº 1°2015), e compartilharão textos e relatos de políticas públicas exitosas, promovendo um intercâmbio de conhecimentos.

O treinamento segue até sexta-feira (3). O evento é uma parceria entre a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), por meio da Coordenação de Processos Educativos (Cope), e a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codep). A 1ª edição da oficina ocorreu de 18 a 22 de outubro e a 2ª ocorreu entre os dias 8 e 12 de novembro. A realização dos cursos reforça a atuação da Funai na capacitação dos servidores que trabalham com temáticas finalísticas da fundação.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaEducação e PesquisaTags: CapacitaçãoEducação IndígenaServidoresPromoção da cidadaniaDiretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/funai-realiza-3a-edicao-de-oficina-para-servidores-na-area-de-educacao-indigena