AFundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação de Produção Sustentável (Copros), participou da Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água, em Brasília (DF), a convite da Embaixada de Israel. A coordenadora de Produção Sustentável, Josiane Dourado, representou a fundação no evento realizado no último dia 24, no Parque Tecnológico da capital federal.

“O objetivo da participação da Funai é estreitar laços com a embaixada israelense para possíveis parcerias institucionais que apoiem a produção sustentável de comunidades indígenas com a adoção de inovações tecnológicas em agricultura e irrigação'”, comenta Josiane Dourado. “Participar dessa Conferência foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de conhecer uma série de novas técnicas e equipamentos na área de agricultura sustentável, irrigação, sistema de biodigestão e tecnologia sustentável”, acrescenta a coordenadora da Funai.

Josiane destaca o potencial da biodigestão para a agricultura familiar indígena, tendo em vista que a tecnologia transforma restos de alimentos e esterco animal em gás de cozinha e fertilizante natural. “Este é apenas um exemplo de que as inovações podem auxiliar o desenvolvimento e a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, de modo consciente, não comprometendo as necessidades das futuras gerações”, afirma Dourado.

Durante o evento, as empresas participantes apresentaram modelos inovadores de empreendedorismo e casos de sucesso em áreas como agricultura sustentável, tratamento e purificação de água, irrigação inteligente, energia limpa e tecnologia para a saúde animal. A Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água foi uma realização da Embaixada de Israel com apoio do Governo do Distrito Federal por meio da BioTIC S.A., subsidiária da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap.

Etnodesenvolvimento

A Copros integra a Coordenação-Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO), área da Funai responsável por promover e coordenar ações de etnodesenvolvimento nas aldeias, provendo suporte às 39 Coordenações Regionais da fundação, orientando as comunidades indígenas e fortalecendo sua autonomia e formas de organização, além de pensar juntamente com as lideranças a melhor maneira de constituir personalidades jurídicas que permitam ampliar a escala de comercialização.

Nos últimos dois anos, a Funai investiu aproximadamente R$ 30 milhões em projetos voltados para a geração de renda nas aldeias e fortalecimento cultural das populações indígenas. Os recursos foram destinados para ações que visam a autossuficiência das comunidades indígenas, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas e maquinário agrícola.

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoriaCiência e TecnologiaTags: ConferênciaEtnodesenvolvimentoProdução sustentávelAgriculturaInovações

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/funai-participa-de-conferencia-de-inovacoes-israelenses-em-agricultura-e-agua