Indígenas representando as 15 associações de base vão participar da formação, assessoria técnica, instruções para a execução dos projetos, entrega das prestações de contas e dos relatórios narrativos.

A II Oficina de Trabalho do Fundo Indígena do Rio Negro (Firn) terá inicio às atividades nesta segunda feira (12) e vai até o dia 16 de setembro de 2022, no telecentro do Instituto Socioambiental (ISA).
São 15 associações de base que tiveram seus projetos aprovados pelo primeiro edital do Firn, foram contratados na I Oficina de trabalho do FIRN, realizada em São Gabriel da Cachoeira entre os dias 14 a 23 de março deste ano, a partir daí começou a etapa de implementação dos projetos.
O FIRN também realizou visitas às comunidades onde os projetos estão sendo implementados e sessões de atendimento e monitoramento dos projetos por sub-regiões.
Os projetos inscritos no FIRN seguem pelo menos os seguintes temas:
Cultura
Projetos que atendam à valorização dos saberes e das práticas de conhecimento tradicional dos povos indígenas rionegrinos. Ou seja, projetos que atuam no fortalecimento das línguas, das técnicas artesanais e de manejo (como na agricultura, pesca, uso de recursos florestais, etc), das práticas rituais, dos cantos e danças, entre outros conhecimentos, favorecendo a circulação de saberes entre as gerações.
Economia sustentável indígena
Iniciativas de geração de renda que promovam o bem viver das comunidades através da valorização dos conhecimentos indígenas, dos conhecimentos técnicos e científicos, da inovação e da criatividade no uso sustentável dos recursos.
Segurança alimentar
Projetos que fomentem práticas e conhecimentos relacionados ao sistema agrícola tradicional do Rio Negro ou alternativas de produção para as famílias e comunidades, como piscicultura e criação de pequenos animais. Também se enquadram nesse tema os projetos que fortalecem o manejo sustentável da pesca caçam e coleta.
Mais detalhes da II Oficina, você pode acompanhar diariamente em nossas redes sociais da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).
Realização: FOIRN
Parceria: ISA
Apoio: Embaixada Real da Noruega – ERN
Comentários