A técnica de trançado em fibras faz parte da tradição e da cultura de comunidades da etnia Potiguara, da Paraíba. Os indígenas costumam utilizar palhas e cipós para a confecção de diferentes produtos, a exemplo de utilitários que facilitam a vida cotidiana, como cestas e balaios. O artesanato indígena está presente sobretudo em aldeias do litoral Norte do estado.

Além dos trançados, há a produção de adornos como colares, brincos, pulseiras e cocares que divulgam os usos e costumes dos Potiguara, além proporcionar geração de renda a diversas famílias de indígenas. Na Paraíba, esse fazer artesanal tem como principal matéria-prima a fibra do coqueiro e cipós encontrados na vegetação de manguezais.

Atualmente, a influência do artesanato indígena no estado abrange peças de decoração utilizados, inclusive, na arquitetura e ambientação de espaços projetados com inserções de designers: móveis, luminárias, jarros e enfeites de paredes tradicionais que podem ser encontrados até em hotéis e residências de alto luxo.

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Programa do Artesanato ParaibanoCategoria

Cultura, Artes, História e Esportes

Tags: ArtesanatoCultura IndígenaTrançado de FibrasTécnica

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/cultura-artesanato-indigena-e-trancado-em-fibras-na-paraiba

Thank you for your upload