Monitoramento das ações de Vigilância Alimentar e Nutricional possibilita conhecer a realidade dos territórios atendidos

Para melhorar o acompanhamento nutricional de crianças indígenas, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tem implementado uma série de políticas de vigilância alimentar e nutricional (VAN). A estratégia amamenta e alimenta Brasil (EAAB) é uma delas. A medida atende ao Plano Nacional de Saúde (PNS) (quadriênio 2020-2023) e pretende ampliar para 92% a supervisão alimentar das crianças menores de 5 anos. A iniciativa tem o objetivo de qualificar as ações de promoção, de proteção e de apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos.

Paralelamente, estão sendo implementados em terras indígenas os programas de suplementação de vitamina A, para crianças de seis a 59 meses, e Ferro, para crianças de seis a 24 meses. Outras medidas incluem o fortalecimento da alimentação infantil com vitaminas e minerais em pó – NutriSUS, para crianças de seis a 59 meses. As ações são realizadas em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN/DEPROS/SAPS.

O acompanhamento, o monitoramento e a avaliação dos indicadores de vigilância alimentar e nutricional permitem que os profissionais de saúde conheçam melhor a população indígena que reside nos territórios e é assistida pela Sesai e, assim, possam atender de maneira mais eficiente as comunidades.

Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/ministerio-da-saude-amplia-o-acompanhamento-nutricional-de-criancas-indigenas

Thank you for your upload