Uma comitiva de indígenas da Região Sul do país foi recebida nesta terça-feira (24), em Brasília, pela futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. A reunião, na sede do órgão, contou com lideranças dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das etnias Xokleng e Kaingang.

Durante o encontro, os indígenas pediram a ampliação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável em aldeias do Sul do país. As reivindicações serão repassadas às áreas competentes da Funai para os devidos encaminhamentos. Eles também ressaltaram a importância do diálogo com o órgão federal.

“Estamos muito honrados por estar aqui. Nosso sonho era que a Funai tivesse um presidente indígena. Acreditamos que a atual gestão vai ajudar a construir uma política de sustentabilidade para os indígenas da Região Sul”, salientou a liderança indígena Kretã Kaingang.

Já a futura presidente explicou que o órgão enfrenta dificuldades orçamentárias, sendo necessário um esforço conjunto para que o cenário seja revertido. “Estamos reorganizando a casa e os desafios são muitos. Por isso vamos precisar da ajuda dos caciques. Também queremos voltar a fazer parcerias com outras instituições e entidades, bem como com organizações internacionais”, pontuou Joenia. 

Estiveram presentes na reunião a presidente substituta da Funai, Maria Janete Albuquerque de Carvalho, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade de Oliveira, indígena do povo Baré com larga experiência na área, nomeada nesta terça (24).

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoria

Comunicações e Transparência Pública

Tags: Xokleng KaingangDiálogoPolíticas públicasDesenvolvimento sustentável

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/comitiva-de-indigenas-da-regiao-sul-do-pais-e-recebida-pela-presidencia-da-funai

Thank you for your upload