Em ofício, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania aponta riscos contra lideranças indígenas e equipes de saúde

Nesta segunda-feira (30), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, solicitou ao titular da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, medidas de proteção às aldeias e lideranças indígenas presentes em Boa Vista (RR). Por meio de ofício e em caráter de urgência, o gestor pede adoção de medidas imediatas para garantir a segurança das aldeias Yanomâmis.

No pedido, o Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) solicita a presença da Força Nacional, em apoio à Polícia Federal, com objetivo de intensificar as ações de monitoramento quanto às articulações de garimpeiros em terras indígenas.

Em missão, a comitiva do MDHC identificou ameaças sistemáticas de garimpeiros à integridade dos povos indígenas e também da força-tarefa liderada por equipes de saúde presentes no local. O ofício afirma, por exemplo, que os garimpeiros têm imposto suas presenças “de forma ostensiva, atuando também no aliciamento de jovens indígenas e na distribuição de armas de fogo”.

Confira a íntegra do ofício 

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/ministro-silvio-almeida-solicita-ao-mjsp-ampliacao-das-forcas-de-segurancas-para-enfrentar-ameacas-de-garimpeiros-em-roraima

Thank you for your upload