Débora Schuch/Funai
Um grupo de lideranças indígenas do povo Karajá, do Tocantins, esteve nesta quinta-feira (02) na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Brasília. Na ocasião, as lideranças apresentaram as principais demandas do estado para a titular da pasta, Joenia Wapichana, como o reforço na atuação da Funai na região.
Entre as solicitações da etnia está o incentivo a projetos sustentáveis desenvolvidos pelos indígenas. Durante a reunião, a presidente da Funai se comprometeu a buscar soluções para as demandas da região.
Joenia relatou o cenário de limitações orçamentárias e estruturais do órgão, sendo urgente, por exemplo, a realização de concurso público e a instituição do plano de cargos e salários dos servidores.
A presidente destacou ainda a relevância de manter diálogo permanente e direto com as diferentes etnias do país a fim de fortalecer as políticas públicas direcionadas a esses povos.
Também esteve presente na reunião a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade de Oliveira.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários