Fotos: Lohana Chaves/Funai

A advogada Joenia Wapichana foi nomeada para presidir a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a qual cabe a proteção e promoção dos direitos das diferentes etnias do país. A nomeação foi publicada na quarta-feira (01) no Diário Oficial da União.

Já a posse de Joenia será realizada na sexta-feira (03) no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, às 16h, em uma cerimônia que marcará a retomada do papel da instituição indigenista. O evento terá a presença de lideranças indígenas, autoridades, indigenistas e demais convidados. Saiba mais sobre as inscrições para a solenidade clicando aqui.

Em mais de cinco décadas de existência, será a primeira vez que o órgão federal responsável pela política indigenista brasileira será presidido por uma mulher indígena. Natural de Boa Vista, estado de Roraima, Joenia acumula uma longa trajetória de defesa dos povos originários. Ela foi a primeira mulher indígena a exercer a advocacia no país e também a primeira deputada federal indígena do Brasil.

A nova presidente da Funai tem bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Mestrado em Direito Internacional pela Universidade do Arizona. Em 2018, ela recebeu o prêmio de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diálogo
Desde que foi convidada para comandar a Funai, Joenia Wapichana tem se reunido com lideranças indígenas de diferentes regiões do país, numa demonstração de que a proximidade e o diálogo com as comunidades terão prioridade. A ideia é construir uma gestão compartilhada, contando com o apoio das lideranças para fortalecer as políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

Assessoria de Comunicação / Funai

Tags: Joenia WapichanaNomeaçãoPosseEventoDiálogoTransparênciaPolíticas Públicas

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/joenia-wapichana-e-nomeada-presidente-da-fundacao-nacional-dos-povos-indigenas-funai

Thank you for your upload