Reprodução IP
Veja também a atuação do MPF na defesa dos povos Yanomami. Edição inédita vai ao ar na sexta (3), às 20h, na TV Justiça
A grave crise humanitária enfrentada pelos povos Yanomami em Roraima é um dos destaques desta edição do programa Interesse Público. O programa mostra que a falta de assistência básica na região é um problema antigo, que tem sido combatido pelo Ministério Público Federal (MPF), especialmente nos últimos anos. Conta ainda que o MPF investiga a responsabilização de agentes públicos no descumprimento de ordens judiciais e na desassistência à saúde dos indígenas.
Também nesta semana, a equipe do IP em Minas Gerais traz a história de famílias que perderam parentes na tragédia de Brumadinho, que completou quatro anos em 25 de janeiro. A reportagem fala sobre o trabalho feito todos os dias pelo MPF no intuito de garantir a reparação de danos a essas pessoas.
Indígenas – Na Paraíba, o MPF recomendou à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social que seja permitido, aos indígenas que desejarem, a inclusão da etnia a que pertencem no campo “observação” do documento oficial de identificação (RG). Para o MPF, a atualização assegura ao indígena a concretização de direitos referentes à cultura e à identidade, a partir da certificação de sua identidade étnica, de modo a reconhecer sua organização social, língua, crença, tradições e costumes – o que facilitaria, inclusive, o acesso a políticas públicas.
Direitos do Cidadão – No Acre, reportagem fala sobre uma ação do MPF para garantir a reinclusão imediata dos farmacêuticos na relação de profissionais aptos a aplicar a Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa forma de prevenção é uma grande aliada no combate ao HIV, mas atualmente só pode ser prescrita por médicos e enfermeiros – o que, para o MPF, dificulta o acesso do tratamento às pessoas mais vulneráveis.
No quadro Redação MPF, você fica por dentro das notícias mais recentes sobra a atuação do MPF.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em colaboração com as Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país e em parceria com a Set Produções.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Comentários