Foto: Acervo Funai
Nesta terça-feira (07), a presidente Joenia Wapichana recebeu um grupo de representantes do Instituto Kabu na Sede da Fundação, em Brasília.
Caciques e Cacicas Kayapó apresentaram-se à presidente, parabenizando-a pela posse como primeira mulher indígena a comandar a Funai. Kokoba Mekrangnotire presenteou Joenia com um colar e produtos de castanha e Panhô Kayapó declarou “Me seguro para não chorar, fico muito feliz de ver você como presidente e indígena. Até nas aldeias todo mundo está sabendo que a Funai voltou a ser aberta para todos nós.”
A organização Kayapó comentou sobre suas principais prioridades e preocupações, entre eles a retomada do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (PBA-CI) da BR-163 com a Concessionária (Via Brasil BR 163), paralisado desde 2019, e a proteção das Terras Indígenas Baú e Menkragnoti. A equipe da Funai marcou nova reunião com os indígenas para dialogar sobre os temas.
Joenia falou sobre o comprometimento da Funai em trabalhar nos caso de maneira cuidadosa e pautada no diálogo, mas atentou para o fato de que redirecionar o órgão para defender os direitos indígenas requer tempo. “Nós estamos nos organizando. Foram muitos anos de retrocesso que agora precisam ser revertidos.”
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários