Foto: MME/Divulgação

OMinistério de Minas e Energia (MME) deu início à etapa final de instalação de placas solares com bateria para reforçar o fornecimento de energia elétrica na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O sistema fotovoltaico irá atender as Bases de Proteção Etnoambiental da Funai e os Pólos de Saúde localizados na área indígena.

A solicitação de apoio partiu da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. Serão beneficiadas, de forma emergencial, quatro Bases de Proteção Etnoambiental da Funai (Walo Pali, Palimiu, Serra da Estrutura e Xexena), localizadas dentro da TI e responsáveis pela fiscalização e monitoramento da área, e os pólos de saúde localizados em Surucucu e Auaris.

No último sábado (4/02), os equipamentos foram instalados nas Bases de Proteção Walo Pali e Palimiu. Para a Base da Serra da Estrutura e Xexena, assim como para os pólos de Surucucu e Auaris, as instalações ocorrerão ao longo da semana, após a conclusão do transporte dos materiais.

As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do Programa Mais Luz para a Amazônia, por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.

O sistema de geração de energia solar é o equipamento ideal para atender localidades isoladas. O equipamento inclui baterias, que garantem o fornecimento de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessidade de conexão à rede elétrica.

Assessoria de Comunicação / Funai
Com informações do Ministério de Minas e Energia

Tags: Sistema fotovoltaicoBases de ProteçãoSOSYanomami

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/apos-solicitacao-da-funai-e-da-sesai-ministerio-de-minas-e-energia-instala-placas-solares-em-bases-e-polos-da-terra-indigena-yanomami

Thank you for your upload