Fotos: Acervo Funai
Apresidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, discutiu nesta quinta-feira (16), em Brasília, a ampliação de parceiras e projetos de cooperação com representantes do Serviço Florestal Americano (USFS). A reunião na Sede da Funai também contou com servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS).
Durante a conversa, Joenia explicou que a Funai vive um cenário de restrições orçamentárias, estruturais e de pessoal, o que demandará esforços conjuntos entre o poder público e outras instituições e entidades para que os avanços sejam possíveis. “Queremos aumentar cada vez mais essas parcerias, possibilitando novas formas de promover melhorias nas comunidades indígenas“, ressaltou a presidente da Funai.

A Funai mantém parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) por meio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) no âmbito do Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Fogo do Brasil, que busca a prevenção e supressão de incêndios florestais no contexto do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
A aplicação das técnicas de MIF, como as queimadas controladas e a abertura de aceiros, antecede o período da estiagem de cada região, visando criar um cinturão de amortecimento em torno das Terras Indígenas para fins de contenção das chamas. O MIF é baseado em aspectos sociais, culturais e ecológicos das comunidades indígenas, promovendo o fortalecimento de técnicas de manejo ancestrais do fogo aliadas às novas técnicas e conhecimentos científicos na área.
Assessoria de Comunicação / Funai
Comentários