A indígena Marizete de Souza, da etnia Macuxi, tomou posse à frente da Coordenação Regional Roraima da Fundação Nacional dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (1º). “Conseguiremos atuar e realizar um trabalho coletivo, transparente e comprometido. Essa é nossa missão”, disse a nova coordenadora regional em entrevista a um veículo de comunicação local.

Em uma publicação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Marizete de Souza ressaltou a luta do movimento indígena para conquistar espaço nos órgãos institucionais. “Hoje, concretizamos essa luta por termos pela primeira vez uma indígena na Coordenação Regional da Funai em Roraima”, escreveu. “Essa conquista representa o nosso protagonismo, representatividade e legitimidade para atuar em defesa dos direitos indígenas, da dignidade e da justiça”, salientou Marizete.

Liderança do movimento indígena, a nova coordenadora regional da Funai havia coordenador o grupo de mulheres indígenas, sendo secretária e coordenadora do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Marizete de Souza foi aprovada em 1º lugar no vestibular do curso de Gestão Territorial Indígena pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Teve atuação de destaque nos debates sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria

Comunicações e Transparência Pública

Tags: Coordenação Regional RoraimaPolítica IndígenaPolítica Pública

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/marizete-de-souza-macuxi-e-a-nova-coordenadora-regional-da-funai-em-roraima

Thank you for your upload