Fotos: Lohana Chaves/Funai








Uma delegação de indígenas do Ceará solicitou à presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, agilidade na demarcação de territórios indígenas localizados no estado, entre outras pautas. A reunião ocorreu na Sede da instituição, na tarde desta sexta-feira (17), em Brasília.
As demandas foram apresentadas por representantes da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), os quais relataram a existência de 24 terras em processo de reivindicação atualmente. Segundo os indígenas, o estado do Ceará está atrasado na política de demarcações, tendo apenas uma área homologada.
Joenia Wapichana recebeu as reivindicações, que serão avaliadas pelas áreas competentes. Ela ressaltou que a Presidência da Funai está ouvindo lideranças indígenas de todas as etnias e regiões do país, numa demonstração de que o diálogo pautará as decisões da instituição. “A Funai acumulou retrocessos nos últimos anos em diversas áreas, incluindo a demarcação dos territórios. Os processos agora serão revisados a fim de dar uma resposta às demandas dos indígenas”, garantiu.
O encontro também contou com a presença do assessor da Presidência Arlisson Tobias da Silva.
Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria
Justiça e Segurança
Tags: Diálogo Reivindicações Transparência Povos indígenas Ceará
Comentários