Fotos: Lohana Chaves/Funai





Uma comitiva de cerca de 20 lideranças indígenas dos povos Tenharim e Jiahui, do Amazonas, entregou na quinta-feira (16), em Brasília, à presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, uma série de reivindicações. Entre as demandas estão o apoio a atividades turísticas em áreas indígenas, agilidade em processos de demarcação e o reforço das ações de combate a invasões.
Durante a conversa, os indígenas solicitaram a regulamentação definitiva da atividade de pesca esportiva na Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada no município de Humaitá (AM), bem como celeridade na demarcação de oito Terras Indígenas reivindicadas.
Na ocasião, as lideranças destacaram ainda a importância de contar pela primeira vez na história com uma mulher indígena no comando da Funai e manifestaram o seu apoio à atual gestão. “Nos sentimos muito felizes com a nossa parenta presidenta. Estamos aqui para dar força. Lutamos muito para que um dia estivéssemos aqui e agora chegou a nossa oportunidade. A senhora não está sozinha, presidenta“, frisou Margarida Tenharim.
Joenia Wapichana recebeu as reivindicações, que serão avaliadas pelas áreas competentes. Ela ressaltou que a Presidência da Funai está ouvindo lideranças indígenas de todas as etnias e regiões do país, numa demonstração de que o diálogo pautará as decisões da instituição. “Muita coisa estava parada na Funai nos últimos anos. Estamos tentando reconstruir a Fundação, o que passa pela revisão de decisões tomadas anteriormente. Há muito a ser feito e o trabalho requer cuidado e responsabilidade“, assinalou.
O encontro também contou com a presença da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lúcia Alberta Andrade, de servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e do assessor da Presidência Arlisson Tobias da Silva.
Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria
Comunicações e Transparência Pública
Comentários