Foto: Lohana Chaves/Funai
Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu nesta sexta-feira (17) lideranças Xavante do estado do Mato Grosso. O grupo apresentou as demandas da etnia em reunião na Sede da instituição em Brasília. Desde que assumiu o cargo, Joenia tem se reunido com indígenas de diferentes regiões do país, tendo em vista que o diálogo é prioridade para a atual gestão.
Na ocasião, as lideranças da Associação Xavante Warã solicitaram o reforço das ações da Funai na região e alertaram para os impactos da construção de empreendimentos que poderão afetar as comunidades indígenas locais. Joenia defendeu que o tema seja objeto de consulta junto aos indígenas. “As comunidades têm que ser consultadas para que a devida manifestação indígena faça parte dos processos”, alertou.
A nomeação dos novos coordenadores das unidades da Fundação em Barra do Garças e Ribeirão Cascalheira também entraram na pauta. Em resposta, Joenia Wapichana explicou que, para que as nomeações avancem, é preciso haver consenso nas indicações dos indígenas para o posto. “As decisões serão tomadas em conjunto com os povos indígenas”, frisou a presidenta.
Participaram da reunião servidores da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) e o assessor da Presidência Arlisson Tobias da Silva.
Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria
Comunicações e Transparência Pública
Tags: Diálogo Reivindicações Transparência Povos indígenas Xavante
Comentários