Foto: Lohana Chaves/Funai

AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu nesta sexta-feira (24), na sede do órgão, em Brasília, uma ação especial em homenagem às servidoras pelo Mês da Mulher, celebrado em março. Elas foram recebidas em um café da manhã compartilhado que teve a presença da titular da pasta, Joenia Wapichana, bem como de diretoras, coordenadoras-gerais e demais integrantes do quadro da Funai.

Em seu discurso no evento, a presidenta ressaltou a importância de as mulheres ocuparem pela primeira vez posições estratégicas no órgão indigenista. A alta cúpula da Funai é hoje composta exclusivamente por mulheres, sendo três delas indígenas. Clique aqui para saber mais. 

Joenia Wapichana garantiu ainda que está comprometida com ações voltadas a melhorias nas condições de trabalho e à valorização do quadro da Fundação, o que inclui a aprovação do Plano de Carreira dos servidores.

“O órgão indigenista federal tem uma importância muito grande na vida dos povos indígenas. A Funai demarca terras, fiscaliza, leva políticas públicas a essas áreas e leva toda a assistência para que os povos indígenas possam ter os seus projetos de bem-viver. Queremos que vocês tenham satisfação em representar a Funai. Vamos melhorar as estruturas do órgão, até então sucateado, e trabalhar por melhores salários para os servidores. Isso é obrigação do Estado brasileiro”, destacou Joenia.

“Nós somos testadas todos os dias nas nossas casas, no nosso trabalho, na convivência com outras pessoas, por sermos mulheres. E, como mulheres indígenas, nós somos ainda mais cobradas porque há pessoas que acham que nós somos incapazes. Mas nós estamos aqui para mostrar que somos sim capazes e junto com vocês nós vamos revolucionar a Funai“, garantiu a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade.

Já a titular da Diretoria de Proteção Territorial (DPT), Maria Janete de Carvalho, pontuou a relevância das mulheres para o ingenismo. “O papel das servidoras sempre foi muito invisibilizado ao longo da história. Vocês mulheres são muito importantes no desenvolvimento do indigenismo oficial e na estrutura da Funai“, frisou.

Protagonismo indígena

Por meio da Coordenação de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social (Cogen), vinculada à Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), a Funai atua com o propósito de apoiar as mulheres indígenas na busca da não-discriminação e fortalecimento do papel delas na promoção do bem viver, sempre considerando a diversidade e a especificidade de cada povo.

Assessoria de Comunicação/Funai

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/em-alusao-ao-mes-da-mulher-funai-promove-cafe-da-manha-com-servidoras

Thank you for your upload