Reunão_Nambikwara___CAPA_ED.jpg

Fotos: Matheus Felipe Araújo/Funai

Reunião_Nambikwara___2_ED.jpg

“Terra Indígena é um bem coletivo, tem que proteger para as próximas gerações”. Com essas palavras, a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, abordou a temática da produção sustentável em uma reunião com líderes dos povos Nambikwara e Haliti-Paresi em Brasília (DF). “Quero apoiar as cooperativas. Quero apoiar a produtividade também, mas não vamos apoiar arrendamento de Terras Indígenas. A gente não quer garimpo. Não quer arrendamento e não quer contaminação com veneno na terra”, frisou a presidenta.

O encontro realizado na quinta-feira (30) tratou de outros importantes temas como a nomeação para unidades do órgão indigenista no estado do Mato Grosso, o apoio a projetos de produção nas aldeias e demandas ligadas à gestão ambiental de Terras Indígenas. Joenia Wapichana aproveitou para citar a disposição do Governo Federal em abrir uma linha de crédito exclusiva para projetos de etnodesenvolvimento das comunidades indígenas. “Em breve, vai sair um programa bom, específico para isso”, afirmou.

Joenia relatou à comitiva indígena a atual fase de reestruturação da Funai, que passou por um processo de sucateamento nos últimos sete anos. Com o objetivo de minimizar a falta de recursos, a presidenta da Fundação avalia fechar parcerias com entidades da sociedade civil e organizações indígenas. “Havia muita coisa parada, e a gente precisa resolver isso juntos. Então, estamos retornando esses projetos com calma. Vamos retomar a transparência sobre a consulta aos processos e demandas. Nossos departamentos estão abertos, e vocês poder vir quando quiserem”, assegurou Joenia às lideranças indígenas.

A respeito das nomeações, a presidenta Joenia confirmou a permanência do atual coordenador regional da Funai na unidade de Cuiabá, Benedito César Garcia Araújo. Servidor da Fundação há mais de 23 anos, Benedito tornou-se um nome de consenso entre a maioria dos povos indígenas mato-grossenses para permanecer à frente de uma das Coordenações Regionais com maior abrangência territorial do país.

Gestão Ambiental
Uma das lideranças presentes, José Ângelo Nambikwara Txyalikisu, destacou a necessidade de se dar andamento ao Plano Básico Ambiental (PBA) da Terra Indígena Tirecatinga, localizada no munícipio de Sepezal (MT). O PBA é um documento que trata da gestão ambiental de um empreendimento ou obra em Terras Indígenas. Há cerca de oito anos, as comunidades indígenas do povo Nambikwara aguardam a conclusão do processo relacionado à questão, conforme relatou José Ângelo.

Pela Funai participaram da reunião o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, José Augusto Lopes Pereira; o coordenador de Produção Sustentável, Heber Siqueira Gomes; a coordenadora de Ações de Mitigação, Compensação e Controle Ambiental, Vivian Gladys de Oliveira Souza; o indigenista especializado Leiva Martins Pereira; e o coordenador da Coordenação Técnica Local de Sapezal (MT), Anacleto Antônio da Silva.

Assessoria de Comunicação / Funai

Tags: Produção sustentável DiálogoTransparência

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/201cquero-apoiar-a-produtividade-tambem201d-afirma-joenia-wapichana-a-lideres-dos-povos-nambikwara-e-haliti-paresi

Thank you for your upload