
Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, esteve reunida com a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial do estado do Paraná, Leandre Dal Ponte, e com a secretária Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Tereza Nelma, para tratar de políticas em defesa dos direitos dos Povos Indígenas. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (10), na sede do órgão, em Brasília (DF).
Entre as pautas está a solicitação de apoio da fundação para o evento em que será sancionada a criação do Conselho dos Povos Indígenas em Curitiba (PR), que ocorrerá no dia 19 de abril, data em que também é celebrado o Dia dos Povos Indígenas.
De acordo com Leandre, a criação do conselho representa “uma conquista histórica para os Povos Indígenas do Paraná, para fins de propor, auxiliar, e fiscalizar as políticas públicas que têm como objetivo promover e assegurar direitos com foco nos Povos Indígenas”.
Já Tereza Nelma propôs uma parceria para a Funai para um curso de capacitação em aquicultura que será realizado juntamente com a Universidade de Brasília (UnB) e oferecerá vagas para diferentes Povos Indígenas.
Para Joenia Wapichana, as iniciativas são de suma importância para a garantia dos direitos dos Povos Originários. A presidente se propôs a “acionar as pessoas responsáveis para que haja disponibilização de pessoal e infraestrutura para atender às demandas apresentadas”.
Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria
Meio Ambiente e Clima
Tags: IniciativaDiálogo
Comentários