A cacica Ângela Kahyana [em pé] durante a reunião de lideranças indígenas (fotos: Matheus Filipe Araújo/Funai)

Caciques e cacicas do Território Wayamu reunidos com a diretora de Proteção Territorial da Funai, Maria Janete Albuquerque [primeira à esquerda], na sede da fundação em Brasília (Fotos: Matheus Filipe Araújo/Funai)



Lideranças de organizações indígenas do Território Wayamu, do Pará, estiveram reunidas com a diretora de Proteção Territorial da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Maria Janete Albuquerque, nesta terça-feira (2), em Brasília. Os caciques e cacicas reivindicaram a homologação da Terra Indígena Kaxuyana Tunayana, cuja portaria de declaração havia sido publicada pelo Ministério da Justiça em 2018. Outro tema abordado na reunião foi a criação do Grupo de Trabalho para a delimitação e demarcação da Terra Indígena Ararà, região do Rio Jatapu.
No Território Wayamu vivem os povos Kahyana, Kaxuyana e Tunayana, contando ainda com indígenas isolados do Pitinga/Nhamunda-Mapuera e do Rio Kaxpakuru/Igarapé Água Fria. Estiveram presentes à reunião integrantes do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPE). Pela Funai, participaram a chefe de Gabinete da Presidência; Marinete Cadete da Silva; o coordenador-geral de Gestão Estratégica, Artur Nobre Mendes; e o coordenador-geral substituto de Geoprocessamento, José Antônio de Sá.
Assessoria de Comunicação / Funai
Tags: Povos IndígenasPolítica IndígenaDiálogoTransparênciaCooperação
Comentários