Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) receberam treinamento para habilitação e operação de antenas de comunicação via satélite (VSAT), versão T3SAT (Terminal Teletransportável TelebrasSat). O curso foi realizado pelo Centro Regional de Belém (CR-BE) do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto.

O coordenador de Informação Territorial da fundação, Greison Moreira, destacou a importância do treinamento e do uso das antenas VSAT-T3SAT para os trabalhos de fiscalização da Funai. “Ao realizar operações de campo na Amazônia, para combater crimes ambientais, a Funai enfrenta o desafio da dificuldade de comunicação. As antenas contribuem para superar esse problema”, ressaltou o coordenador.

As aulas teóricas e práticas abordaram comunicação satelital, além de instalação, montagem, configuração e operação da ferramenta contratada junto à Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), atendendo também a normatização preconizada pelo Censipam para liberação e uso destes equipamentos. Com maior capacidade de recepção e transmissão, as antenas possuem tamanho reduzido, facilitando o transporte e logística para locais de difícil acesso.

A T3SAT permite acesso à internet em banda larga e via satélite com taxa de transmissão nominal mínima de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. A antena é uma solução da Telebras e visa atender órgãos que necessitam de conexão na transmissão de dados nas operações localizadas em regiões remotas na Amazônia Legal.

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Censipam

Ciência e Tecnologia

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/servidores-da-funai-aprendem-a-operar-antenas-transportaveis-de-comunicacao-via-satelite

Thank you for your upload