A Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu a entrega de um trator para indígenas da etnia Kambiwá, da Terra Indígena de mesmo nome, localizada entre os municípios de Ibimirim e Floresta, em Pernambuco. Com o maquinário, será possível fortalecer o trabalho de agricultura familiar nas aldeias e incentivar a autonomia dos indígenas da região. As famílias trabalham com o plantio de feijão, milho, mandioca e melancia.

“A Funai quer que os indígenas sejam os grandes protagonistas de suas trajetórias e possam fazer suas próprias escolhas. A potencialidade das Terras Indígenas é imensa, e estamos aqui para levar o etnodesenvolvimento para as aldeias de forma segura e responsável. A entrega dos tratores é uma das inúmeras ações que demonstram e reforçam o compromisso da Nova Funai com a autonomia das comunidades indígenas”, destaca o presidente da Funai, Marcelo Xavier.

Segundo a liderança indígena Luciane Kambiwá, a iniciativa ajudou a ampliar a produção local de alimentos e garantir a independência de diversas famílias indígenas. “Esse trator tem grande utilidade, agora fazemos o transporte de material conforme a necessidade de cada comunidade. Só temos a agradecer à Funai pelo apoio à agricultura indígena de Pernambuco, estamos proporcionando uma grande mudança de vida para todos”, pontua Luciane.

A Funai também realizou a entrega de aproximadamente 1.315 cestas básicas para as famílias da região, em uma ação que garante a segurança alimentar dos indígenas e contribui para minimizar os efeitos causados pela pandemia de covid-19.

Etnodesenvolvimento

A Funai adquiriu e entregou 40 tratores recentemente para fornecer apoio às atividades produtivas em diferentes aldeias no país. A intenção é garantir a segurança alimentar de diversas etnias e possibilitar que elas ampliem a produção, investindo em processos de geração de renda. Ao todo, a fundação investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição do maquinário.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaAgricultura e PecuáriaTags: EtnodesenvolvimentoProdução sustentávelAutonomiaProtagonismoAgricultura FamiliarTratoresSegurança Alimentar

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/agricultura-indigena-funai-entrega-trator-para-etnia-kambiwa-em-pernambuco

Thank you for your upload