A Fundação Nacional do Índio (Funai) recebeu o presidente da Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), cacique Gérson Xavante, para uma reunião na sede da fundação, em Brasília (DF). Na ocasião, entre outros assuntos, foram apresentadas ações da Funai de fomento às atividades produtivas sustentáveis nas aldeias,

Realizada no último dia 23, a reunião contou com a participação do diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Fernando Moreira, o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Denis Soares, a coordenadora de Produção Sustentável, Josiane Dourado, e o coordenador de Projetos Demonstrativos, Monitoramento e Avaliação, Wilde Fernandes.

Durante o encontro, o diretor e os coordenadores da Funai também debateram as ações específicas na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, onde vivem cerca de 1 mil indígenas das etnias Bororo e Xavante, em Mato Grosso.

Conforme afirma o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Denis Soares, a nova gestão da Funai tem desenvolvido ações que buscam a capacitação dos indígenas que pretendem empreender. “Nosso apoio é direcionado a todas as vertentes de negócios em que as comunidades atinjam o protagonismo e o desenvolvimento sustentável em suas atividades”, relata o coordenador da Funai.

Soares destaca ainda que a Nova Funai tem como premissa atender todos os indígenas, recebendo-os, ouvindo-os e se propondo a ajudá-los na resolução de suas demandas. “Nesse caso não foi diferente, o cacique Gerson Xavante trouxe suas pautas e nossa equipe se prontificou no sentido de orientá-lo para desenvolver a produção sustentável dentro dos ditames da norma legal. Nosso propósito é incentivar o etnodesenvolvimento, a geração de renda e emprego nas comunidades Xavante ajudando-a a fixar seus integrantes em suas terras, mantendo suas tradições e costumes”, completa.

Dúvidas e informações sobre projetos

A Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO) é responsável por promover e coordenar ações de etnodesenvolvimento nas aldeias, dando suporte às Coordenações Regionais da Funai nos estados, orientando as comunidades indígenas e fortalecendo sua autonomia e formas de organização, além de pensar juntamente com as lideranças a melhor maneira de constituir personalidades jurídicas que permitam ampliar a escala de comercialização.

Nesse sentido, o órgão indigenista apoia diversas atividades sustentáveis em Terras Indígenas de todo o país. Ao impulsionar a geração de renda de forma responsável nessas áreas, a fundação colabora para que os indígenas se tornem autossuficientes e sejam protagonistas da própria história.

Contatos da CGETNO

Telefones: (61) 3247-6853/6855/6985
E-mail: cgetno@funai.gov.br

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: EtnodesenvolvimentoProdução SustentávelCapacitaçãoGeração de Renda

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/fomento-a-producao-sustentavel-xavante-e-tema-de-reuniao-na-sede-da-funai

Thank you for your upload