Comunidades da região do Alto Rio Uneuxi – Roçado e São Joaquim, localizados no município de Santa Isabel do Rio Negro, inspirados nos projetos desenvolvidos em outras partes do Rio Negro, viram na atividade de turismo de pesca esportiva a oportunidade de fortalecer a gestão territorial e geração de renda.

A partir do interesse dessas duas comunidades, a organização representativa, a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (Acimrn), deu início aos trabalhos de levantamento e estudos de viabilidade em parceria com a Foirn, Instituto Socioambiental, Funai e Ibama.

Com todos os processos e etapas de construção coletiva concluída, a empresa selecionada por meio de um edital público, Itayci deu início aos trabalhos em 20218.

Para avaliar os resultados do projeto referentes ao período de 2018-2020, a Acirm reuniu as comunidades São Joaquim e Roçado e as instituições parceiras Foirn, Funai, ISA e a empresa Itayci na comunidade Roçado nos dias 23 a 24 de abril.

Marivelton Rodrigues Baré – Presidente da Foirn participou da reunião na comunidade Roçado. Foto: Acimrn

Os primeiros investimentos do projeto foi à estruturação da vigilância do território através de um posto instalado no limite da Terra Indígena Uneuxi, conhecido como Tabuleiro. A vigilância do território é feito pelos próprios indígenas das comunidades envolvidas no projeto.

A duas comunidades hoje contam uma ambulancha, um transporte fluvial destinado para apoiar ações de saúde, equipamentos adquiridos com recursos do projeto. Também foi implantado ponto de internet na comunidade Roçado para conectar com parceiros e outras comunidades indígenas no Rio Negro.

Com a chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, as atividades do projeto foram suspensos.

Na avaliação das comunidades, o projeto trouxe bons resultados para a região do Alto Rio Uneuxi. Além da estrutura instalada para vigilância e proteção do território, também ajudou a fortalecer as comunidades.

Comunidades e instituições representativas das comunidades assinam novo contrato com a empresa operadora de turismo na região, a Itayci. Foto: Acimrn

A Acimrn destacou que a realização do projeto, bem como o alcance dos objetivos só é possível com a participação das comunidades e instituições parceiras envolvidas no projeto, cada um assumindo papel importante para a realização da atividade.

Fonte: https://foirn.blog/2022/04/26/comunidades-da-regiao-do-alto-uneuxi-avaliam-projeto-de-pesca-esportiva-e-definem-proximos-passos-de-trabalho/

Thank you for your upload