AFundação Nacional do Índio (Funai) adquiriu um caminhão para atender demandas de indígenas da região do município de Itaituba, no estado do Pará. A aquisição do veículo ocorreu numa ação conjunta entre duas unidades descentralizadas da fundação: a Coordenação Regional (CR) de Cuiabá, localizada na capital mato-grossense, e a CR Tapajós, com Sede em Itaituba (PA).

“A parceria entre as duas unidades da instituição demonstra o engajamento e sinergia das equipes das Coordenações Regionais no trabalho em prol das comunidades indígenas do país”, destaca o coordenador regional da Funai Cuiabá, Benedito Garcia Araújo, que entregou as chaves do caminhão nas mãos do chefe substituto da CR Tapajós, José Arthur Macedo Leal.

O processo de aquisição do veículo utilitário foi realizado pela CR Cuiabá, sendo que a compra do caminhão é proveniente de recursos fornecidos à Funai via emenda parlamentar. O meio de transporte será destinado à comunidades indígenas da etnia Munduruku da região de Itaituba, para que seja utilizado conforme as demandas dessas populações.

Coordenação Regional Tapajós

A CR Tapajós atua no Pará junto a comunidades indígenas das etnias Apiaká, Arapiun, Arara vermelha, Borari, Cumaruara, Jaraqui, Kayabi, Maytapu, Munduruku, Munduruku cara-preta, Tapajó, Tapuia, Tupaiu e Tupinambá. A regional é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dessas populações.

A unidade é uma das quatro Coordenações Regionais da Funai no estado do Pará. Sua área de jurisdição da CR Tapajós abrange os municípios paraenses de Belterra, Itaituba, Jacareacanga, Santarém e Trairão, onde vivem aproximadamente 20 mil indígenas.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: TransporteEntrega de Novo CaminhãoEngajamentoParceriaBenefícios

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/funai-adquire-caminhao-para-atender-demandas-de-indigenas-do-para

Thank you for your upload