AFundação Nacional do Índio (Funai) participou no mês de março de uma ação social para emissão da documentação pessoal de indígenas nas aldeias Porto Lindo e Yvi Katu, no município de Iguatemi; e nas aldeias Jaguapiré e Sassoró, em Tacuru, ambas no Mato Grosso do Sul (MS). Foram realizadas a emissão de documentos básicos, como a carteira de identidade e a declaração de residência, além do pedido de auxílio maternidade, auxílio doença e de aposentadoria.

A iniciativa foi organizada pela Coordenação Técnica Local (CTL) Iguatemi, vinculada à Coordenação Regional da Funai em Ponta Porã (MS), com apoio das prefeituras dos municípios e de suas equipes de assistência social. Aproximadamente 60 atendimentos foram realizados por semana.

Para o chefe da CTL Iguatemi, Paulo Pereira da Silva, esses atendimentos levam dignidade aos indígenas, proporcionando o acesso a serviços básicos. “Muitas vezes eles não conseguem se deslocar até as cidades para emitir esses documentos, grande parte das aldeias ficam longe das cidades. Então é muito importante levar esses serviços até as áreas indígenas e é isso o que a Funai está proporcionando, a garantia dos direitos”, afirma Silva.

Nas aldeias Porto Lindo e Yvi Katu, ambas de etnia Guarani, vivem cerca de 1,4 mil famílias, em torno de 6 mil indígenas. Já nas aldeias Jaguapiré e Sassoró, de etnia Guarani-Kaiowá, vivem aproximadamente 900 famílias, totalizando cerca de 3 mil indígenas.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaAssistência SocialTags: Emissão de DocumentosAção SocialGarantia de DireitosServiços BásicosAssistência Social

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/funai-participa-de-acao-social-para-emissao-de-documentos-a-indigenas-em-mato-grosso-do-sul

Thank you for your upload