A Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou na sexta-feira (3) uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro ocorreu na Sede da Funai, em Brasília, e teve o objetivo de discutir a viabilidade de disponibilização de uma linha de crédito para produtores indígenas.

Pela Funai, estiveram presentes à reunião o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Fernando Moreira, e o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Denis Soares. A equipe da fundação recebeu uma comitiva composta por três representantes da área de fomento ao crédito bancário da CEF.

Na ocasião, a equipe da Funai mostrou à comitiva da Caixa o trabalho da fundação de incentivo ao etnodesenvolvimento no país e entregou documentos de diferentes cooperativas indígenas que desejam obter crédito para iniciar o desenvolvimento ou promover a ampliação de atividades produtivas em suas aldeias.

No último dia 24, também com o objetivo de debater questões relacionadas ao financiamento da produção sustentável em Terras Indígenas, a Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO) da Funai articulou uma reunião entre representantes de cooperativas agrícolas indígenas e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em Brasília.

No mês de março deste ano, a fundação promoveu, ainda, a visita de instituições bancárias à produção de grãos de indígenas das etnias Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, no Mato Grosso, a fim de estabelecer parcerias que possibilitem o acesso ao crédito bancário. Participaram representantes do BNDES e da CEF, com a presença do presidente da Funai, Marcelo Xavier.

Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: ComitivaLinha de CréditoProdução IndígenaEtnodesenvolvimentoBancosParceriaProdução SustentávelAtividades Produtivas

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/producao-indigena-funai-promove-reuniao-com-a-cef-para-buscar-solucoes-que-permitam-o-acesso-ao-credito

Thank you for your upload