O Ouricuri é uma importante manifestação cultural dos indígenas Fulni-ô, do estado de Pernambuco. O ritual possui natureza religiosa e tem como principal característica o momento de reza e oração pelo bem de todos. A etnia habita a Terra Indígena Fulni-ô, que fica na região do município de Águas Belas, a aproximadamente 310 quilômentros de Recife.

A vida cotidiana da comunidade envolve as aldeias Fulni-ô, Ouricuri e Xixiaklá, ocorrendo principalmente em duas delas: uma é a Ouricuri, o lugar sagrado onde ocorre o ritual de mesmo nome. Nela, os indígenas se estabelecem nos meses de setembro, outubro e novembro. A outra é a Aldeia Fulni-ô, que se localiza junto à cidade de Águas Belas e é conhecida como a Aldeia Sede, ou Aldeia do Posto. É nesta aldeia que se encontram as instalações do antigo Posto Indígena da Fundação Nacional do Índio (Funai) e as escolas. É também onde vive a maioria da população nos demais meses do ano.

Nas últimas semanas do mês de agosto, começam os preparativos para a mudança da Aldeia do Posto (urbana) para a aldeia onde se realizará o ritual, distante cerca de 6 quilômetros da Aldeia Sede. No início dos preparativos, os indígenas se concentram na Aldeia Ouricuri, mesmo aqueles que não podem permanecer ali durante toda a cerimônia, que é restrita somente aos iniciados. É norma entre os Fulni-ô não falar sobre o Ouricuri. Contam que aqueles que desrespeitaram essa conduta tiveram uma morte estranha. Essa é a maneira de evitar a quebra do sigilo sobre as regras e conservar o mistério a respeito dos costumes tradicionais envolvidos. Devido a essa reserva, apenas parte do ritual é de domínio público.

Sabe-se que, durante os ritos, os jovens indígenas Fulni-ô, do sexo masculino, são socializados nos conhecimentos e práticas do Ouricuri. Outro aspecto relevante da cerimônia é o uso da língua nativa yaathe, que é preferencialmente falada durante todo o período de retiro. No decorrer do ritual, também é intensificada a confecção de artesanato, pois a ocasião é propícia para a colheita e manuseamento da palha do ouricuri. O isolamento dos participantes proporciona, ainda, o recolhimento e a troca de saberes entre anciões e as novas gerações de indígenas Fulni-ô.

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Museu do ÍndioCategoria

Cultura, Artes, História e Esportes

Tags: Cultura TradicionalArte IndígenaRituaisOuricuriManifestação Cultural

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/cultura-indigena-conheca-o-ouricuri-ritual-religioso-da-etnia-fulni-o

Thank you for your upload