A futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, se reuniu nesta quarta-feira (25) em Brasília com lideranças indígenas do povo Tikuna, da Região do Alto Solimões, Amazonas. O encontro, na sede da instituição, discutiu formas de aprimorar os trabalhos da Funai na região.

Na oportunidade, Joenia Wapichana destacou que a Funai está aberta para o diálogo com diferentes etnias das cinco regiões do país. A ideia é que todos colaborem para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas aos povos indígenas. “O protagonismo indígena é prioridade para o atual governo. Estamos organizando a casa. É o momento de trabalhar muito em conjunto com os povos indígenas e buscar recursos que viabilizem as ações”, salientou.

Segundo Joenia, a Funai vive um cenário de restrições orçamentárias e estruturais, que demandará o estabelecimento de parcerias com outras instituições e entidades para que os avanços sejam possíveis.
A futura presidente da Funai recebeu uma série de reivindicações apresentadas pelas lideranças. As demandas serão repassadas às áreas competentes da Funai para os encaminhamentos necessários. A reunião também teve a presença de estudantes Tikuna da Universidade de Brasília (UnB).
Assessoria de Comunicação/FunaiCategoria
Comunicações e Transparência Pública
Comentários