Durante evento promovido pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a ministra interina Rita Oliveira anunciou compromissos em favor dos direitos humanos na região

Rita Oliveira anuncia inclusão de defensores dos direitos humanos do AM no PPDDH (Foto: Rodrigo Santos-Secom/AM)

Aministra dos Direitos Humanos e da Cidadania interina, Rita Oliveira, anunciou a inclusão de defensores de direitos humanos que atuam no Vale do Javari (AM) no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (27) durante evento promovido pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) com representantes do Poder Executivo e lideranças indígenas no município de Atalaia do Norte (AM).

Outra ação anunciada pela representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) trata da repactuação junto ao governo do estado do Amazonas para inclusão das lideranças indígenas no programa estadual de proteção sob a supervisão da equipe federal.

“O ato significa uma virada de chave na postura do Estado brasileiro e uma retratação pública, adotando uma atitude responsável em compromisso com ações e políticas de proteção aos povos indígenas, seus defensores e seus territórios”, salientou Rita Oliveira.

A gestora revelou, ainda, a instituição de um Grupo de Trabalho (GT) que vai reunir colaborações para constituição do Programa Nacional de Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. “Isso se dá para que não se repita o que ocorreu com diversos defensores, cujas vidas foram ceifadas pela negação da proteção e da justiça”, completou a gestora.

Comitiva federal

Além da porta-voz do MDHC e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participaram representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Saúde; da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Federal.

O encontro contou também com a presença das viúvas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio. Os dois foram assassinados no Vale do Javari em junho de 2022.

Leia também: 

MDHC incluirá defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas do AM em programa de proteção a ameaçados 

Para dúvidas e mais informações:

imprensa@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/mdhc-retoma-protecao-de-promotores-de-direitos-humanos-na-regiao-do-vale-do-javari-am

Thank you for your upload