
Cerca de 118 aldeias do povo Kaingang do estado do Paraná estiveram representadas durante uma reunião entre a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e uma comitiva de líderes Kaingang na sede da Fundação em Brasília.
A ampliação do atendimento do órgão indigenista às comunidades indígenas paranaenses, o fortalecimento das ações de assistência social e a renovação da frota de veículos oficiais da Coordenação Regional de Guarapuava (PR), foram os principais temas tratados no evento da última quinta-feira (16).
Na ocasião, as lideranças Kaingang entregaram à presidenta Joenia uma série de reivindicações sobre os temas destacados e ouviram de Joenia a disposição das áreas técnicas da Fundação para avaliar as solicitações das comunidades indígenas. Joenia enfatizou a necessidade de diálogo, sobretudo neste momento de reconstrução do órgão indigenista.
“Temos que reerguer a Funai e reconstruir uma política indígena para melhor atender as comunidades. Assim como em todo o Brasil, as aldeias do Paraná não ficarão desamparadas. O governo federal tem um compromisso declarado com os povos indígenas”, afirmou Joenia Wapichana. Pela Fundação, também participou do encontro a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lúcia Alberta Andrade de Oliveira.
Assessoria de Comunicação / Funai
Tags: DiálogoCooperaçãoTransparênciaPovos IndígenasPolíticas PúblicasCoordenações Regionais
Comentários