Foi realizado na comunidade São Luiz, do município de Barcelos nos dia 20 e 21 de março de 2023 a I Assembleia Regional Extraordinária da Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro 

Diretores da FOIRN com a nova composição da CAIMBRN. Foto: Joelson Felix/FOIRN

A Assembleia contou a participação de 134 pessoas, sendo 87 delegados e 47 participantes. Com o objetivo de eleger o vice-coordenador regional da Coordenadoria e uma Articuladora do Departamento de Mulheres indígenas do Rio Negro.

É eleito com 48 votos, o vice- coordenador regional da CAIMBRN, João Rodrigues Barroso do povo Baré, e com 42 votos é eleita a articuladora do Departamento das Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN), Cristine Vitória Dias Campos, do povo Piratapua, ambos são da Associação Indígena de Barcelos (ASIBA). 

 A Comissão Eleitoral foi composta por: Presidente da Mesa: Franciene Cordeiro Melchior, Advogada – Departamento Jurídico da FOIRN, Vice – presidente da Mesa: Janete Alves, diretora da FOIRN – referência da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (COIDI) e Secretária da mesa: Sandra Gomes – SEMCULTE/SIRN

Durante a Assembleia também foi feito o planejamento anual das 11 associações e 02 organizações de categoria de base da Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMBRN).

Participantes da assembleia. Foto: Joelson Felix/FOIRN

O coordenador Regional, Carlos Neri, do povo Piratapuia apresentou um breve histórico da criação da CAIMBRN, o qual foi à última a ser criada em 2004 dentre as cinco coordenadorias regionais, de acordo com o que estava previsto no estatuto da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), porém houve pouco entendimento entre as lideranças sobre o motivo da criação da  coordenadoria.

O mesmo conta que, participou poucas vezes das primeiras assembleias regionais, pois para ele não estava claro o objetivo. Mas depois que  passou a fazer parte e assumir a coordenadoria, esse entendimento e a vontade de organizar a estrutura da coordenadoria foram maiores, pois é através dessas organizações de base que há o fortalecimento do movimento indígena do Rio Negro.

Informações gerais sobre o Regimento Interno do uso de radiofonias e o termo do uso de internet, esse tema foi abordado pelo coordenador regional na noite do dia 20, houve participação em massa dos delegados representando as suas associações e organizações. Esse meio de comunicação muito utilizada pelas lideranças para articulação dentro da própria região e com demais coordenadorias. 

Em destaque, João Barroso novo vice-coordenador da CAIMBRN. Foto: Joelson Felix/FOIRN

Durante a Assembleia, houve a participação do coordenador substituto do Distrito Sanitário Especializado Indígena (DSEI/ARN), Luiz Lopes, o indicado a coordenador Técnico Local da FUNAI/Barcelos, Antônio Campos e o diretor Presidente da FOIRN, Marivelton Rodrigues do povo Baré. Estes apresentaram sobre o contexto atual das políticas voltadas aos povos indígenas, com os avanços e desafios especificadamente na região da CAIMBRN.

Os departamentos políticos e técnicos tiveram a oportunidade de apresentar a nova estrutura organizacional, seus projetos e atividades desenvolvidas e projetos vigentes e suas perspectivas. Dra. Franciene Cordeiro Melchior do povo Arapasso – Advogada do Departamento Jurídico da FOIRN, Cleocimara Reis Gomes do povo Piratapuia, coordenadora geral do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN), Elson Kene do povo Baré, coordenador geral do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro (DAJIRN), Luciane Lima do povo Tariano, articuladora da cadeias de valor do Departamento de Negócios Socioambientais, Melvino Fontes do povo Baniwa, coordenador geral do Departamento de Educação e Patrimônio Cultural (DEPAC) e  Gicely Ambrósio do povo Baré, Coordenadora do departamento de Comunicação (DECOM).

Sandra Gomes, Secretária Municipal de Cultura, Turismo e eventos – SEMCULTE, do município de Santa Isabel do Rio Negro, informou sobre os trabalhos e projeto que a gestão através da secretaria tem desenvolvido.

Realização: CAIMBRN/FOIRN.

Apoio: EMBAIXADA REAL DA NORUEGA – ERN, FUNDAÇÃO NIA TERO, RFN, FAS, MISEREOR e CLIMATE AND LAND USE  ALLIANCE – CLUA

Canditatos Vice coordenador:
José Cordeiro 7
João Barroso 48
Jucilaura 32

Candidatas Articuladoras:
Cristine Vitoria 42
Marluce 14
Anair Sampaio 26

Fonte: https://foirn.wordpress.com/2023/03/22/em-assembleia-no-baixo-rio-negro-liderancas-indigenas-elegem-vice-coordenador-e-articuladora-regional/

Thank you for your upload